terça-feira, 28 de julho de 2009

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Praia




Como não há muita coisa apra fazer ao fim de semana, o programa é praia, mas aqui pertinho, na ilha de Luanda

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Angola em números


População: 12.531.357 (Julho 2008 est.)
Esperança média de vida: Homens 45 anos; Mulheres 48 anos

Área: 1.246.700Km2
Províncias: Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Cunene, Huambo, Huila, Kuando Kubango, Kwanza Norte, Kwanza Sul, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, Malange, Moxico, Namibe, Uige e Zaire.
Principais cidades: Luanda (capital), Cabinda, Benguela, Lobito, Lubango, Namibe.
Principais rios: Kwanza, Cunene e Cubango.
Ponto Culminante: Monte Moco 2.620m (Huambo)


Língua Oficial: Português
Principais Línguas Nacionais: Umbundu, Kimbundu, Kikongo, Tchokwe.

Clima: Tropical com duas estações: cacimbo (seca) de Maio a Setembro e das chuvas (mais quente) de Setembro a Maio.
Temperaturas Médias: 27ºC (máximas) e 17ºC (mínimas)

Moeda: Kwanza
PIB per capita: $6,500
Principais Exportações: Petróleo, diamantes/minerais vários, madeiras, peixe, café, algodão e sisal.
Principais Importações: Produtos alimentares, bebidas, produtos vegetais, equipamentos eléctricos e viaturas.
Principais Parceiros Comerciais: E.U.A., Bélgica, Portugal, Alemanha, França, Espanha, Brasil e África do Sul.
Principais Portos: Luanda, Lobito e Namibe.


terça-feira, 21 de julho de 2009

Fim de semana


O programa do fim de semana foi uma ida a praia aqui em Luanda mesmo só para beber uma Cuca.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Andanças

Hoje é domingo, e eu estou em Luanda, capital de Angola, em África, nunca imaginei que um dia iria conhecer o continente africano e muito menos viver aqui, mas, é onde estou há 25 dias e por onde vou estar nos próximos tempos.
Hoje comecei a pensar nos lugares onde já vivi: Pinhalzinho, Santa Maria, Florianópolis, Lisboa e agora Luanda, 5 cidades em 3 países, mais os lugares todos que já conheci, por onde já passei, e na minha memoria abre-se um quadro enorme com milhões de imagens de cada um destes lugares, com muitas emoções, com muitas lembranças, com muitos cheiros (sim, a minha memória guarda os cheiros também ), com muito carinho, com algumas tristezas que me fizeram crescer, mas principalmente com muita alegria, e percebi que o mais importante disto tudo foram as pessoas que já passaram pela minha vida:
- a minha família que é o meu porto seguro, que foi quem me ensinou as coisas mais importantes, os valores, o amor, o respeito;
- os meus amigos de infância, os meus amigos de escola, os meus amigos de faculdade, os meus amigos de trabalho, os amigos que fiz em todo lado, os amigos do passado, do presente e os amigos do futuro
- as pessoas que con;heço desde que nasci até as pessoas que conheci hoje, as que sempre estiveram presentes, as que estiveram presente durante horas, dias, meses ou anos.

Eu não seria o que sou hoje se não tivesse conhecido cada uma das pessoas que passaram pela minha vida e gostaria de agradecer a todas elas o que me ensinaram, o que partilharam, as alegrias, as festas, as risadas, o tempo, a amizade.

Hoje eu estou me sentindo muito feliz e sei que esteja onde estiver eu preciso ter amigos por perto e se possível estar perto do mar.

Resolvi publicar este texto no blog e também enviar à estas pessoas que já passaram pela minha vida, porque gostaria que as pessoas soubessem que foram e são importantes na minha vida.

Obrigada por fazerem parte da minha vida e do que sou.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Cacimbo


Hoje o dia amanheceu assim, com uma névoa que cobria a baía toda, é o cacimbo, que é o inverno de cá.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Fim de semana


O nosso fim de semana foi movimentado, na sexta a noite jantar na casa de novos amigos, no sábado resolvemos passear pelas ruas de Luanda, de carro, para tentar perceber um pouco mais a cidade, depois uma ida até a praia.

A noite festa em casa de um amigo, com muita música, porque não há problema, o vizinho não chama a polícia por causa do barulho. Nós bem que tentamos dançar kizomba, não é fácil, mas dá para enganar.
E terminamos o domingo com um programa cultural, um espéctáculo de dança contemporânea: "Kikadilu - Entre duas culturas"

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Zungueiras


As zungueiras são as milhares de angolanas que saem às ruas vendendo todo o tipo de mercadorias que carregam na cabeça. É impressionante como elas conseguem equilibrar todo tipo de coisa na cabeça e ainda conseguir andar pelas ruas esburacadas de Luanda, e às vezes ainda levam os bebês amarrados às costas com um pano.

A foto não foi tirada por mim, ainda tenho receio de sair pelas ruas tirando fotrografias, ainda mais sozinha. É deste site: http://globalvoicesonline.org/2008/11/02/angola-hawkers-face-a-hard-life-with-dignity-and-courage/

terça-feira, 7 de julho de 2009

Porto de Luanda


O nosso quarto tem vista para o Porto de Luanda, que nunca para.

O Porto de Luanda recebe quatro navios por dia, enquanto outros 35 permanecem ao longo da Baía, onde aguardam autorização para processarem a descarga das mercadorias que transportam, e alguns ficam até 3 meses à espera.

O Porto movimenta cerca de 1,5 milhões de toneladas por ano, sobretudo carga de importação (1,2 Milhões Tons), metade da qual, carga contentorizada. As mercadorias são as mais variadas e vão desde a farinha, arroz ou cereais para moagem até aos materiais de construção, produtos manufacturados, viaturas e equipamentos de transporte. As tonelagens de saída e de exportação são sobretudo café, tráfego local de cabotagem e contentores vazios.

Quase tudo que há a venda em Luanda é produto importado, principalmente no supermercado.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ilha do Mussulo

Barssulo



Vendedora de panos



Primeira parada



Saída de Luanda

Apesar de estarmos no inverno de Luanda, o cacimbo, no sábado fomos a ilha do Mussulo. Levamos uns 40 min. de barco até lá, com uma parada para tomar um banho numa "língua" de areia no início da ilha.

Luanda à noite






sexta-feira, 3 de julho de 2009

Praia


No sábado fomos a praia, muito cedo, saímos do hotel as 7:30h, isto depois de a noite anterior ter acabado as 5h, os primeiros dias estão movimentados.
Mas valeu a pena, a praia, Sangano, fica a 80 km de Luanda, é muito linda. E o almoço foi um arroz de lagosta.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Vista do hotel para a baía e o porto de Luanda


A chegada


Chegamos bem, apenas com alguma turbulencia na viagem.

As tão faladas complicações na hora da entrada não aconteceram, foi simples, ver o passaporte e carimbar, e ninguém pediu dinheiro, nem nada.
Mas, quando chegamos no hotel não havia reserva, com as várias alterações da data de partida, a reserva foi cancelada, depois de umas duas horas conseguimos um quarto, vamos la ver até quando.
O hotel tem uma vista fantástica para a baía de Luanda.

Começou

Iniciou a nossa aventura em Angola.
A partir de agora vamos usar este espaço para contar o que andamos fazendo por terras africanas. Será uma maneira de partilharmos esta nova vida que acabou de começar...